BANCO DE DADOS
Gestão de Tecnologia da Informação
Lorran Alves
COMO ESCOLHER UM BANCO DE DADOS
SÃO PAULO 2015
UNIP PAULISTA
Gestão de Tecnologia da Informação
Lorran Alves
COMO ESCOLHER UM BANCO DE DADOS
Trabalho Projeto Integrador apresentado a banca Unip Paulista
SÃO PAULO 2015
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 4
2. COMO ESCOLHER UM BANCO DE DADOS 5
3. DEFININDO O SGBD 6
3.1 Aplicações 7
4. CONCLUSÃO 7
4.1 Qual é o melhor BD? 7
1. INTRODUÇÃO
A maioria das empresas tem dificuldade de escolher qual base de dados irão usar para as suas aplicações e boas parte delas acabam se deixando levar pelo preço mais em conta, entretanto esse fator não é o principal na escolha de um SGBD.
2. COMO ESCOLHER UM BANCO DE DADOS
Quando uma empresa está deixando de lado o jeito manual famoso papel e informatizando sua empresa é comum ter algumas dúvidas de qual Aplicação e banco de dados escolher, há exceçoes de aplicaçoes que vem com uma única opção de Banco de Dados, mas a grande maioria vem com inúmeras opçoes justamente para deixar a escolha a critério do cliente.
Para escolhermos um bando de dados precisamos ter definições claras do que queremos pois SGBDs distintos oferem bastante opçoes diversificadas.
Um comparativo muito comum hoje em dia de banco de dados relacional é:SQL Server e Oracle.
Ambos são ótimos BDs e cada um tem suas vantagens e desvantagens. O SQL Server tem a principal vantagem de ter um custo menor, aproximadamente metade do preço de um Oracle. No SGBD SQL Server, todas as funcionalidades (Ex.: Particionamento de tabelas) estão inclusas no seu valor de licenciamento inicial, enquanto que, no SGBD Oracle, é necessário adquirir licenças adicionais (chamadas Options), que tornam o produto da Oracle até 10 vezes mais caro que o produto da Microsoft. Outra vantagem do SQL Server é a facilidade de uso e gerenciamento. Eu, particularmente, quando comecei a