Banco de Dados
FABIO DE SOUZA VICENTE
BANCO DE DADOS - 2014
Banco de dados é uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratam de um mesmo assunto, posso dizer que tenho um banco de dados. Podemos exemplificar situações clássicas como uma lista telefônica, um catálogo de CDs ou um sistema de controle de RH de uma empresa.
Já um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um software que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário.
Exemplos de SGBDS são: Oracle, SQL Server,DB2 ,PostgreSQL, MySQL, e muitos outros.
Temos que conceituar um sistema de banco de dados como o conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários. Banco de dados pode ser considerado como uma sala de eletrônica.
Os Objetivos de um sistema de banco de dados são isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente da aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento.
Abstração de dados:
O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual a unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados,contato que os mesmo estejam disponíveis no momento necessário.
Esta abstração se dá em três níveis:
Nível de visão do usuário: as partes do banco de dados que o usuário tem acesso de acordo com a necessidade individual de cada usuário ou grupo de usuários;
Nível conceitual: Define quais os dados que estão armazenados e qual o relacionamento entre eles;
Nível físico: é o nível mais baixo de abstração em que define efetivamente de maneira os dados estão armazenados.
Organização de