Banco de Dados
CURSO: Analise e Desenvolvimento de Sistemas
DISCIPLINA: Banco de Dados I
PROFESSOR: Ricardo Holanda
DATA DA ENTREGA: 18/09/2014
TRABALHO – TN1
Observações:
1 - O trabalho corresponderá a 40% do valor da N1.
2 - O trabalho é individual.
3 - Não serão aceitas respostas provenientes de cópias de textos da internet ou de outros trabalhos, portanto, responda as questões subjetivas com suas palavras, sob pena de ter a nota das referidas questões ZERADAS.
4 – As questões de 01 a 10 valem, cada uma, 0.5 pontos;
5 – As questões 11 e 12 vale, cada uma, 2.5 pontos.
1. A modelagem de dados de um banco de dados relacional pode utilizar atributos compostos.
Sobre os mesmos assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
(
(
(
(
(
)
)
)
)
)
Podem ser decompostos em outros atributos simples ou ainda compostos.
Podem ser formados por atributos de qualquer tipo, sempre. não podem conter atributos do tipo booleano em sua formação. não admitem valores nulos em sua composição. fazem parte, obrigatoriamente, do atributo identificador único da entidade.
2. Acerca de projetos de banco de dados, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) Os modelos conceitual, lógico e físico de banco de dados auxiliam no desenvolvimento de projetos de bancos de dados relacionais. A principal diferença entre os modelos conceitual e lógico é que somente o primeiro contém entidades e seus relacionamentos.
( ) Para que um projeto de banco de dados seja considerado robusto, é de vital importância que ele seja voltado para a aplicação na qual os dados serão usados, não sendo necessário assegurar que a aplicação será atendida em suas necessidades relacionadas a dados.
( ) O modelo lógico define-se como uma descrição de banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD, por isso esse modelo é flexível e independente do tipo particular de SGBD que está sendo usado.
( ) O modelo físico é gerado com base no modelo lógico e descreve as