Banco de Dados
--------
1- DECLARAÇÃO DE ESCOPO (como o sistema deve agir, armazenar, consistir)
2- PROJETO (DER)
3- MAPEAMENTO MODELO RELACIONAL (aplicar formas normais)
4- MONTAR TUDO EM COMANDOS SQL
COMPCTAR TUDO NUMA PASTA E POSTAR
Modelo entidade-relacionamento
(MER) e conhecer o que é entidade, atributos e conjuntos de entidades. Também pôde aprender como é a estrutura do diagrama entidade-relacionamento e como formular um projeto conceitual de banco de dados utilizando o MER.
Nesta unidade, você estudará o projeto lógico de um banco de dados relacional, cuja base é o modelo conceitual.
5. MODELO RELACIONAL
O modelo relacional, baseado na lógica dos predicados e na teoria dos conjuntos, foi apresentado por E. F. Codd em 1970 e representa os dados contidos em um banco de dados por meio de relações (tabelas).
A lógica dos predicados, amplamente utilizada pela matemática, fornece um modelo em que uma proposição (afirmação de um fato) pode ser verificada como verdadeira ou falsa. Por exemplo, suponha que uma estudante com ID 12345678 se chame Melissa Mendes. Essa proposição pode ser facilmente demonstrada como verdadeira ou falsa.
A teoria dos conjuntos é a parte da ciência matemática que lida com conjuntos (grupos de coisas), sendo utilizada como base para a manipulação de dados no modelo relacional. Por exemplo, suponha que o conjunto A contenha três números: 16, 24 e 77. Esse conjunto é representado por A(16, 24, 77). O conjunto B, por sua vez, contém quatro números: 44, 77, 90 e 11, sendo, portanto, representado por B(44, 77, 90, 11). Com base nessas informações, é possível concluir que a intersecção de A e B dará origem a um terceiro conjunto, formado apenas pelo número 77. Esse resultado pode ser expresso por A ∩ B = 77. Em outras palavras, A e B compartilham um valor comum, 77.
Segundo Alvarenga (2012):
O Modelo Relacional é claramente baseado no