banco de dados
c) De que forma trabalham asprimeiras linguagens em termos de manipulação dos dados?
R: As linguagens como Assembler e Cobol possuíam direto, em sua conjunto de comandos , o acesso aos dados; o que permitiam aos sistemastrabalhar com estruturas e operações primitivas para manipulação .
d) O que é SGBD ?
R: É o responsável por todas as tarefas pertinentes ao armazenamento, à recuperação, à segurança e aogerenciamento de dados.
Exercício 2
Com base no diagrama E-R da página 54 (figura 2.17 – parte de um sistema comercial), o que você alteraria no diagrama para adicionar a regra abaixo:
-Todo produto pode tem data de vencimento, portanto é muito importante armazenar alguns atributos (data de fabricação, data de vencimento e lote de fabricação)
R:
Exercício 3
Com basenos esquemas abaixo, elabore um diagrama E-R para um sistema de biblioteca:
a) Mídia (cod_midia, titulo), Usuário (cod_usuario, nome) e Autor (cod_autor, nome)
b) Editora (cod_editora, nome,telefone)
Algumas considerações para a construção do modelo:
• Cada esquema denota uma entidade que fará parte do diagrama;
• Entre parênteses constam os atributos que fazem parte de cada
Esta disciplina tem como objetivo estudar as duas primeiras partes do ciclo de vida de um banco de dados, que são: modelagem conceitual e projeto lógico. Esta disciplina tem como objetivo estudar as duas primeiras partes do ciclo de vida de um banco de dados, que são: modelagem conceitual e projeto lógico. Em geral, a linguagem de definição de dados
(DDL), que existe em um SGBD, permite a especificação de um esquema lógico, de acordo com o modelo relacional.
Ao mesmo tempo em que se definem elementos no esquema lógico, estes também originam entradas no dicionário de dados. Até o início da década de 90, três diferentes modelos de dados foram considerados para a descrição de esquemas lógicos: hierárquico, em rede e relacional. 8
Aula