Banco de Dados
Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema – 2NA e 3NA
SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS
Responsável:
Izar
Universidade do Grande ABC - Anhanguera
Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema – 2NA E 3NA
Título do Trabalho: Trabalho Web
Responsável: Izar
Integrante(s):
Santo André, 26 de May de 2014
Conteúdo
Conteúdo 2
Relatório 01 3
3.1. Modelo Hierárquico 6
3.2. Modelo Relacional 6
3.3. Modelo em Rede 7
3.4. Esquema 7
3.5. Instância 7
Relatório 01
Os Sistemas de bancos de Dados sofreram várias evoluções. Atualmente, os seguintes modelos de dados são normalmente utilizados pelos SGBD’S :modelo hierárquico, modelo em redes, modelo relacional e o modelo orientado a objetos.
Modelo hierárquico: ele conecta registos numa estrutura de dados em árvore através de ligações de tal modo que cada tipo de registo tenha apenas um possuidor. A base de dados se baseia em um Modelo de Entidades e Relacionamentos: cada registro é uma coleção de atributos (campos), cada um dos quais contendo somente uma informação; uma ligação é a associação entre dois registros. Por exemplo: em uma dada base de dados comercial, uma encomenda (i.e. registro) é possuída por um único cliente.
Os registros são organizados como árvores com raiz. Cada árvore tem uma raiz, que é um pseudonó (cada nó é um registro, mas a raiz tem apenas a função de ser uma origem comum). Cada árvore com raiz é referida como uma árvore de base de dados; a base de dados hierárquica é uma coleção de árvores da base de dados (que formam uma floresta). Para ser mais preciso sobre o que significa uma árvore com raiz:
1. Não podem existir ciclos entre os nós (registros);
2. Ligações formadas na árvore devem ser tais que somente retratem relações um-para-um ou