hsbc
“Trabalhadores foram investigados, tiveram suas vidas devassadas e seus direitos fundamentais à intimidade e à vida privada brutalmente violados”, disse Humberto de Albuquerque, procurador do trabalho responsável pela ação.
Além do pagamento da indenização, o HSBC foi condenado a não mais realizar investigações particulares ou qualquer outro ato que viole a vida privada de seus empregados e trabalhadores terceirizados, sob pena de multa no valor de R$ 1 milhão. Os trabalhadores investigados ainda podem entrar na Justiça do Trabalho para obter indenização individual por dano moral.
Em nota, o HSBC informou que, como se trata de uma decisão em primeira instância sujeita a recursos, não comentará o caso.
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/02/1410833-hsbc-e-condenado-a-pagar-multa-por-espionar-seus-funcionarios.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.
HSBC é condenado no Paraná por espionagem contra funcionários
Justiça acolhe denúncia do Ministério Público do Trabalho no estado, e estipula multa de R$ 67,5 milhões ao banco inglês, acusado de espionar 152 trabalhadores entre 1999 a 2003 por Redação RBA publicado 12/02/2014