Banco de dados
9) Como o remapeamento de setores defeituosos por controladores de disco afeta as taxas de recuperação de dados?
10) Os sistemas RAID normalmente permitem que você substitua discos defeituosos sem interromper o acesso ao sistema. Assim, os dados no disco defeituoso precisam ser reconstruídos e escritos no disco substituto enquanto o sistema está em operação. Qual dos níveis RAID gera a menor quantidade de interferência entre a reconstrução e os acessos contínuos ao disco? Explique sua resposta. 11) Explique por que a alocação de registros aos blocos afeta tanto o desempenho do sistema de banco de dados.
12) Se possível, determine a estratégia de gerenciamento de buffer usada pelo sistema operacional em uso no seu sistema de computador local e que mecanismos ele oferece para controlar a substituição de páginas. Discuta como o controle de substituição que ele oferece seria útil para a implementação de sistemas de banco de dados.
13) Na organização de arquivo sequencial, porque é usado um bloco de estouro se existir, no momento, apenas um registro de estouro?
14) Liste duas vantagens e duas desvantagens de cada uma das seguintes estratégias para armazenar um banco de dados relacional:
a. Armazenar cada relação em um arquivo.
b. Armazenar várias reações (talvez até mesmo o banco de dados inteiro) em um arquivo.
15) Dê uma versão normalizada da relação Metadados-índice e explique por que o uso da versão normalizada resultaria em um desempenho pior.
16) Se você tiver dados que não deverão ser perdidos em caso de falha do disco e estes são gravados com frequência, como você os armazenaria?
17) Nos discos da geração anterior, a quantidade de setores por trilha era igual em todas as trilhas. A geração atual de discos tem mais setores por trilha nas bordas externas e menos setores nas trilhas