Banco de dados
UNIDADE SANTO AMARO
BANCO DE DADOS I
MODELO HIERÁRQUICO
Adriano Alves Santos RA - 1115121
Rodrigo Amaral da Silva RA - 1115559
Diego Ramos Paiva RA - 1110531
Alexsandro Nicacio Siqueira RA - 1116405
Felipe Hanon dos Santos RA - 1116199
São Paulo, 2º Semestre 2012.
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 2 2 - MODELO HIERÁRQUICO 2
3 - DIAGRAMAS de Estrutura 2 4 - CONCLUSÃO 2
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 2
1 – INTRODUÇÃO
Neste Trabalho, falaremos um pouco sobre banco de dados do tipo hierárquico, mas para que possamos falar desse sistema especificamente, primeiro temos que entender o que é um banco de dados. Em uma breve definição, banco de dados é um sistema para armazenamento de dados que se relacionam entre si, com o propósito de fornecer informações ao usuário, através de pesquisas especificas. O modelo hierárquico é um entre os tipos de estruturação do banco de dados, a seguir nós falaremos um pouco sobre sua aplicabilidade suas vantagens e desvantagens.
2 - MODELO HIERÁRQUICO
Um Banco de dados hierárquico consiste em uma coleção de registros que são conectados uns aos outros por meio de ligações. Um registro é uma coleção de campos, cada qual contendo apenas um valor de dados. Uma ligação é uma associação entre exatamente dois registros. O modelo hierárquico é, portanto similar ao modelo de rede, no sentido de que dados e relacionamentos entre dados são também representados por registros e ligações, respectivamente. O modelo hierárquico difere do modelo de rede na organização de registros como coleção de árvores em vez de como grafos arbitrários.
O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível devido á consolidação dos discos de armazenamento endereçáveis, pois esses discos possibilitam a exploração de sua estrutura de endereçamento físico para viabilizar a representação hierárquica das informações. Nesse modelo de dados os