Banco de dados - firebird
Introdução:
O Firebird SQL é um Banco de Dados relacional compatível com diversos Sistemas Operacionais, como: Windows, Linux, Unix, entre outros, e possui algumas vantagens como concorrência, performance e uma linguagem poderosa para escrever triggers (códigos de SQL armazenados dentro do Banco de Dados) e stored procedures (coleção de comandos SQL) .
História:
O desenvolvimento do SGBD Firebird foi iniciado em Julho do ano 2000 a partir do código fonte da versão beta do InterBase 6.0, disponibilizado pela Inprise (Borland) sob licença Open Source. Desde então cinco versões foram lançadas pela sua equipe de desenvolvimento, mostrando uma evolução contínua do produto.
Características:
• O Firebird oferece uma excelente solução como sistema gerenciador de bancos de dados de alta performance; • O Firebird hoje é totalmente independente do InterBase. O desenvolvimento é realizado para várias plataformas entre elas Windows, Linux, Hp-UX, FreeBSD e outros; • Utiliza-se do padrão ANSI SQL-92 para prover a manipulação dos bancos de dados e algumas funções que complementam tal padrão, bem como a possibilidade de customização; • Além disso o Firebird lhe oferece excelente concorrência de acesso, alta performance, e uma poderosa linguagem com suporte a stored procedures e triggers de bancos.
Principais versões:
• Na versão 1.0 a maior parte do trabalho foi interna, já que o código inicial não tinha documentação e não chegava nem mesmo a compilar. Uma das alterações mais importantes nesta versão foi a correção de um bug de segurança do InterBase, que foi rapidamente identificado quando seu código tornou-se público.
• O desenvolvimento do código do Firebird 2 começou antes mesmo do término do desenvolvimento da primeira versão do Firebird 1, com a adaptação do código original de C para C++ e a primeira limpeza geral. O Firebird 1.5 é o primeiro lançamento do código do Firebird 2. É um passo significativo para os programadores e para todo o