Banco de dados distribuídos
Eduardo Sérgio Barbosa
João Pessoa 2011
RESUMO Devido ao avanço da tecnologia na área de servidores já é possível o trabalho com banco de dados distribuídos, ou seja, bancos que podem estar presentes em vários servidores partilhados de uma mesma rede, e esta rede podem esta espalhada por vários países ou ser uma mera rede local, porém mantendo a integridade do banco e retornando informações transparentes ao usuário que o utiliza. Ao contrário do banco de dados centralizado que está armazenando num único servidor. Vamos descrever nesse artigo quais são as características principais de um banco de dados distribuído.
Palavras chave: sgbd, Banco de dados distribuídos.
1 - INTRODUÇÃO Um banco de dados é capaz de armazenar dados computacionais e fornece recursos de manutenção a quem o utiliza. Esses recursos são desde ao filtro de dados do banco até a inserção de dados, alteração e exclusão dos mesmos. Como já foi dito, eles se encontram normalmente armazenados num banco de dados centralizado, ou seja, os dados contidos apenas num único local. Mas devido ao grande volume de dados que precisam ser armazenados atualmente devido ao aumento do número de usuários e o crescimento da quantidade de consultas, é preciso distribuí-los em vários locais. Com isso facilita a administração e desempenho. Logo um banco de dados distribuído é uma coleção de nós, todos os nós possuem um banco de dados que são conectados por uma rede.
Um grande benefício em distribuir os dados em uma rede é que aumenta a confiabilidade e a capacidade solucionar problemas que possam ser enfrentados de uma maneira simples, dividindo os dados e certificando que cada parte esteja encarregada de um fragmento, ou seja, cada um faz sua parte colaborando assim com uma tarefa em comum, fazendo assim o uso do processamento paralelo. E essa confiança é comprovada devido ao fato de bancos de dados distribuídos serem usados por várias empresas espalhadas pelo globo.