bananas e homens
Nome: Italo Lira Soares Número: 12
Manchas Solares
As manchas solares são regiões na fotosfera ("superfície") do Sol que vemos com uma aparência escura: manchas escuras avermelhadas na fotosfera. São escuras porque a temperatura delas é menor do que a temperatura no restante da fotosfera. A temperatura média das manchas é de quase 4.000 °C, enquanto nos locais com ausência de manchas são de cerca de 6.000 °C.
A baixo, uma imagem em detalhes de parte e uma mancha solar quase do tamanho da Terra, feita em 2002 pelo Telescópio Solar Sueco. As manchas são constituídas de duas partes: a umbra e a penumbra. A umbra é a parte central da mancha onde a região é mais escura e a temperatura é mais baixa; a penumbra é a região mais clara em torno da umbra.
Embora os detalhes da geração de manchas solares ainda são uma questão de pesquisa, parece que as manchas solares são as contrapartidas visíveis de tubos de fluxo magnético em zonas de convecção do Sol que se “dissolvem” pela rotação diferencial. Se o estresse sobre os tubos atinge um certo limite, eles se enrolam como um elástico e perfuram a superfície do sol. A convecção é inibida nos pontos de perfuração, e o fluxo de energia no interior do Sol diminui, e com isso a temperatura da superfície também.
A Pressão magnética por si só, tem uma tendência natural para remover as concentrações do campo, fazendo com que as manchas solares se dispersem, a vida média de uma mancha solar varia entre dias ou mesmo semanas.
Quanto maior sua quantidade, maiores são as alterações na ionosfera terrestre, influindo nas comunicações de rádio no planeta Terra.
Aurora Boreal
A Aurora Polar da Terra (ou Aurora Boreal) é desencadeada pela manifestação de elétrons portadores de uma carga energética equivalente a um espectro que vai de um a quinze keV, somados a prótons e partículas alfa, e a luz emerge justamente quando eles se chocam com os átomos do espaço no qual