bambu
Rhonan Lima de Souza e José Antônio Bourscheid
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC | Campus Fpolis - Av. Mauro Ramos,
950, Centro - Florianópolis - SC CEP: 88020-300
E-mail: jbou@ifsc.edu.br.
Resumo: O projeto aqui descrito tem como princípio a utilização do bambu de forma estrutural para a confecção de placas pré-moldadas argamassadas com resíduos de construção e de demolição, com finalidade de vedação para construções de baixa renda. Analisando-se o histórico, as características dos referidos materiais e desenvolvendo técnicas construtivas, comprova-se a possível substituição do aço por essas placas, assim como a redução de custos e de impactos ambientais
Palavras-Chave: Bambu. Técnicas construtivas. Resíduos de construção e demolição.
Sustentabilidade.
1 Introdução
Buscou-se, com o estudo aqui descrito, elaborar um projeto “conceito” de casas populares, cuja matériaprima principal e estrutural é o bambu.
O objetivo principal do estudo foi comprovar que a utilização desse material em placas pré-moldadas para alvenaria de vedação pode reduzir consideravelmente o custo da obra, além de auxiliar na preservação do meio ambiente, pois o mesmo é um material renovável, abundante na natureza e não emite gases prejudiciais durante seu beneficiamento.
O estudo é considerado um projeto conceito, pois o uso e o beneficiamento do bambu ainda não são uma prática comum no Brasil, tornando-se difícil a localização de mão-de-obra e de materiais adequados a sua utilização.
Apesar de os produtos feitos com bambu não serem aplicados em larga escala, atualmente, no país, há um grande potencial que certamente será explorado futuramente, o que pode ser observado pelos seus crescentes usos no mercado da construção civil. A tendência, então, é que em pouco tempo sejam produzidos e utilizados em maior escala, tornando seu custo acessível e viabilizando o projeto.
Um dos