entrevista de enfermagem
Considerações Éticas, Culturais e Espirituais
“O sucesso de suas técnicas de entrevista e de exame físico recebe influência de preocupações de ordem ética, cultural e espiritual”. O enfermeiro deve:
Oferecer serviços que respeitem a dignidade humana e a singularidade do cliente, independentemente de considerações da situação social ou econômica, dos atributos pessoais ou da natureza dos problemas de saúde (ANA, 1985)
Salvaguardar o direito do cliente à privacidade, protegendo, de maneira zelosa, as informações de natureza confidencial (ANA, 1985)
Ser honesto. Dizer a verdade à pessoa acerca de como os dados serão utilizados.
Respeitar as crenças culturais e religiosas das pessoas e ter consciência das tendências físicas relacionadas à cultura. O que inclui a percepção de:
Variações biológicas
Padrões de comunicação confortáveis
Organização e práticas familiares
Crenças sobre o fato das pessoas serem ou não capazes de controlar a natureza e influenciar sua capacidade de serem saudáveis
O conceito que as pessoas têm de “Deus” e as crenças sobre as relações entre crenças espirituais e o estado de saúde
A Entrevista de Enfermagem
-O enfermeiro precisa desenvolver sua capacidade de fazer perguntas, escutar e observar. Isto se constitui na chave para uma relação positiva enfermeiro-paciente, sendo essencial à obtenção dos fatos.
-As pessoas que buscam cuidados de saúde, estejam bem ou gravemente doentes, encontram-se numa posição extremamente vulnerável; precisam saber que se encontram em boas mãos e que suas principais preocupações serão levadas em conta.
Como estabelecer uma interação eficaz
Antes de iniciar a entrevista
Organize-se: sabendo o que irá fazer, você se sente mais confiante capaz de concentrar-se na pessoa
Não confie na memória: tenha um plano impresso escrito à mão, orientando-a a respeito das