Balanço Social
Balanço Social
Aluna:
Curso: Tecnológico em Gestão Financeira
Junho - 2013
Curitiba – PR
Introdução
Balanço Social é um sistema utilizado pelas empresas, para apresentar a sociedade, ao governo, os investidores o trabalho desenvolvido em prol dos seus colaboradores e também da sociedade diretamente ligada em suas atividades.
Histórico
Com a guerra do Vietnã nos anos 60 na Europa e nos Estados Unidos, a população começou a exigir que as empresas tivessem uma conduta ética com o povo, sendo assim essas empresas começaram a apresentar seus números a população através de relatórios, conhecidos hoje como balanço social.
No Brasil, esses relatórios só começaram a serem divulgados na década de 80, e nos anos 90 os relatórios começaram a ser divulgados anualmente pelas organizações.
Em junho de 1997, o sociólogo Herbert de Souza, iniciou uma campanha para que os balanços fossem divulgados naturalmente pelas organizações, contou com o apoio de vários lideres empresariais, o que lhe ajudou muito e teve logo um grande retorno, quando muitas organizações começaram a divulgar seus balanços sociais para que toda a população tivessem acessos a essas informações consideradas anteriormente sigilosas.
Balanço Social
Para SUCUPIRA (1999), o balanço social é um conjunto de informações sobre as atividades desenvolvidas por uma empresa, em promoção humana e social, dirigidas a seus empregados e à comunidade onde está inserida. Através dele a empresa mostra o que faz pelos seus empregados, dependentes e pela população que recebe suas influências diretas.
O balanço presta contas à população anualmente sobre os seus benefícios, projetos, ações sociais destinadas aos colaboradores, analistas do mercado, aos acionistas, aos investidores, além da comunidade envolvida.
O objetivo do balanço social é demostrar os custos sociais e avaliar os