Balanço social
O balanço social é discutido pela imprensa, empresas, universidades e organizações do terceiro setor. Atualmente, a publicação do Balanço Social é obrigatória por Lei na França, país que marcou a historia do Balanço Social, e em países como Estados Unidos da América, Bélgica e Alemanha, ela ocorre por exigência da própria sociedade que passou a cobrar uma nova postura ética e diversas empresas passaram através do Balanço Social a prestar contas de suas ações e objetivos sociais, onde mostram o que fazem por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos (REIS; MEDEIROS, 2007).
É uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de tornar explícito e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta, tendo como função principal deixar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente. Embora tenha sua origem na contabilidade, não deve ser visto como um demonstrativo meramente contábil, mas como uma forma de explicar a preocupação das empresas com o cumprimento de sua responsabilidade social, constituindo assim um distintivo de qualidade para aqueles que o adotarem. Silva e Freire (2001, p.125) definem que:
Balanço Social é um documento publicado anualmente, reunindo um conjunto de informações sobre atividades desenvolvidas por uma empresa, em promoção humana e social, dirigidas a seus empregados e à comunidade na qual está inserida.
Originada na contabilidade é um importante demonstrativo da empresa para a sociedade, transparecendo assim a participação para melhoria da qualidade de vida em beneficio da sociedade em geral. Tinoco (2006, p.14) diz que:
Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações econômicas e sociais, do desempenho das