Balanço social
Título: A importância do Balanço Social para o bem-estar da comunidade
Problema:
Como as empresas utilizam os recursos controlando a sua exploração de forma à não prejudicar o bem público?
Objetivos:
Geral – Mostrar as alterações que as empresas provocam no ambiente aos quais estão inseridos. Identificar instrumentos usados para beneficiar a sociedade pela utilização dos recursos existentes.
Específico – Encontrar benefícios importantes proporcionados pelas empresas à comunidade (primeiro emprego, reciclagem do lixo, patrocínio esportivo, reabilitação de viciados em tóxicos, etc.). Apontar ameaças que as empresas podem oferecer se sua responsabilidade social e ecológica não for posta em prática.
Questões norteadoras.
Como realizar o Balanço Social de forma que a sociedade tenha pleno conhecimento sobre a mesma?
Que benefícios são direcionados para as células sociais mais humildes?
Para qual segmento o Balanço social é direcionado?
Qual a importância do Balanço Social para uma nação de altíssimas desigualdades sociais?
1. INTRODUÇÃO
O balanço social é uma demonstração que busca evidenciar os impactos, ou melhor, o papel que a entidade representa e representará tanto em seu ambiente interno e externo, ou seja, qual sua contribuição social em impostos e para a previdência social, em mão-de-obra absorvida, em obras sociais, na educação, na influência positiva ou negativa, que exerce sobre o ambiente ecológico. E será o objeto de estudo desse projeto. Buscou-se delimitá-lo, mostrando a sua importância para o bem está social da comunidade, sendo essa demonstração pouca utilizada pelas empresas por se tratar de algo bem recente, porém representando grande relevância para os dias de hoje.
O problema que se coloca é: que soluções as empresas encontram para que as empresas passem a controlar mais suas atividades exploratórias sobre os recursos existentes sem prejudicar