Balanço patrimonial
ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO
2 CONCEITUAÇÃO DE ATIVO
O Ativo tem sido definido de varias maneiras, sendo a mais tradicional a do tipo ativo é o conjunto de bens e direitos à disposição da administração ou variantes como ativos são os meios conferidos à administração para gerir a entidade e parecidas.
Estas definições tradicionais, conquanto possam passar uma idéia aparentemente singela e clara do que seja o ativo, num determinado momento, não caracterizam o que o ativo representa, efetivamente, para a entidade.
Se fizer uma analogia com a pessoa física, o proprietário de um patrimônio individual (patrimônio em sentido amplo, contendo elementos do ativo, obrigações a pagar e, por diferença, o estado de riqueza líquida), ninguém adquire ou fabrica um ativo para que fique à disposição, sem nada render para a pessoa. Mesmo quando se adquirem jóias de uso pessoal ou obras de arte, sempre existe a esperança de, num futuro, se a família precisar, esses ativos poderem se transformar em dinheiro. O que se dirá, então, dos outros ativos? Você tem um carro a fim de que possa ser transportado em segurança ao trabalho, que lhe gera um fluxo positivo de caixa. Mesmo quando o carro é utilizado no final de semana, para o lazer, por propiciar ao seu proprietário (o lazer) reparação das energias físicas e psíquicas, acaba contribuindo, indiretamente, para que tenha condições de gerar, no futuro, a entrada de fluxos positivos de caixa, como conseqüência de seu trabalho.
As aplicações financeiras do dinheiro excedente também visam a proteger o proprietário dos recursos contra a perda de poder aquisitivo da moeda e produzir um fluxo real de juros.
Ativo, portanto, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade, capaz, direta ou indiretamente, imediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa.
2.1 TIPOS DE ATIVOS
De acordo com contabilidade financeira, na categoria ativo do