Balanço Patrimonial
Professor: EDSON – CONTABILIDADE
BALANÇO
PATRIMONIAL
CURITIBA/PARANÁ
OUTUBRO/2015
BALANÇO PATRIMONIAL – CONCEITO
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de 1 ano ). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, a fim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente.
Balanço Patrimonial: Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido
Inicialmente o balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais:
Ativos: Divididos entre os circulantes e de longo prazo. Os de longo prazo são os imóveis ou equipamentos que têm menos chance de serem vendidos facilmente e têm menos chances de serem convertidos rapidamente em um ativo circulante.
Ativo circulante: é que há em uma empresa e pode rapidamente ser transformado em dinheiro.
Dinheiro: é considerado como dinheiro o que a empresa tem em sua conta corrente ou poupança. É aquilo que está disponível para uso imediato.
Contas a receber: é o que os clientes já compraram e ainda não pagaram.
Notas recebíveis: são os recebíveis que são devidos à empresa e não podem ser cobrados antes do prazo de um ano. São ativos de longo prazo.
Ativo Imobilizado: veículos, imóveis ou terrenos.
Terra: é um ativo fixo que nunca se desgasta, ou seja, não sofre depreciação. Imóvel: é um ativo imobilizado e sofre depreciação.