Balanço Patrimonial
O que diferencia cada cultura?
Apresentação: Caroline M. Divino
Catharine Oliveira
Juliana Cristina dos Santos
Carolina Ferreira
Renan Vinicius Pereira
Franklim Santos
Kelly Oliveira
Introdução
Diversidade Cultural é o conjunto de costumes e tradições adquiridas pelo Homem ao longo do tempo, em contato com o meio em que vive e que são transmitidas de geração em geração.
Assim todos nós somos o fruto de duas heranças: biológica e social.
A cultura também é formada por um conjunto de elementos:
Materiais: Formas de produção; Gastronomia; Técnicas de construção; Vestuário; Etc. Não materiais: Raça X Cor; Língua;
Religião; Arte; Crenças; Etc.
A seguir veremos alguns tópicos pesquisados e analisados referente diversidade cultural em nosso país.
Raça e Cor
Grupos de pessoas que se distinguem pela pigmentação da pele, configuração da face ou pela estatura. Porém atualmente, o conceito de raça quando aplicado a humanidade causa inúmeras polêmicas, porque a área biológica comprovou que as diferenças genéticas entre os seres humanos são mínimas, por isso não se admite mais que a humanidade é constituída por raças.
Religião
A crença num ser superior assume diversas formas, a religião sempre foi um fator para agregar a população. Há homens e mulheres que são cristãos, muçulmanos, hindus, etc.
Música
No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional, respeitada também internacionalmente. Merece destaque, pois vai além do mundialmente famoso Carnaval. Com gêneros como a MPB, a bossa nova, o choro, o sertanejo, a marchinha, o brega, o baião, o samba, a jovem guarda, o frevo, o rock, o jazz, o reggae, o pop, o heavy metal, o funk, o pagode, o axé, o frevo, etc... Em cada região de nosso país existem estilos variados.
Gastronomia
A culinária brasileira é uma culinária regional, ou seja, cada estado, cidade, região, possuem suas próprias delícias