Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
Composição O Balanço Patrimonial é constituído pelo: - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
O Termo Ativo pressupõe algo positivo, dinâmico, que produz, que gera ou tem capacidade para gerar riqueza no futuro. - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
O Termo Passivo, ao contrario do ativo da uma idéia de negativo, dívidas, obrigações. - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Demonstrativo de Resultados
DRE, é um balanço que a empresa pode montar de acordo com um período de tempo ( trimestral, semestral, anual). Nesse balanço ela apresenta os resultados obtidos, ou seja, O LUCRO ou PREJUÍZO da empresa. Na DRE estão detalhadas os valores financeiros em cada segmento ou setor da empresa, no que e onde ela "gastou" ou seja as despesas versus o que ela ganhou ou produziu ou seja as receitas.
De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:
- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
- as despesas com as vendas, as despesas