Balanço patrimonial
É a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento. Apresenta de forma ordenada os 3 elementos componentes do patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
2. Importância do Balanço
Obter dados do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, analisar suas variações durante determinado período de tempo, através da verificação direta dos registros contábeis. Devido às inúmeras operações, há a necessidade de resumir e apresentar os dados de forma adequada, que permita conhecer a situação patrimonial da empresa e as variações ocorridas durante certo período de tempo.
3. Explicação da expressão “Balanço Patrimonial”
A expressão balanço decorre do equilíbrio: Ativo = Passivo + PL, ou da igualdade: Aplicações = Origens. Parte-se da idéia de uma balança de dois pratos em que sempre se encontra a igualdade. Só que, em vez de balança – feminino, denomina-se Balanço – masculino.
A expressão Patrimonial origina-se do Patrimônio da empresa, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações. Daí origina-se a expressão Patrimônio Líquido, que significa a parte líquida da empresa num processo de continuidade, a situação líquida. Juntando as duas expressões, forma-se o Balanço Patrimonial: equilíbrio de patrimônio, a igualdade patrimonial.
4. Requisitos do Balanço Patrimonial
1. . Cabeçalho:
a) Denominação da empresa
b) Título da Demonstração.
c) Data do encerramento do balanço.
2. Corpo
O corpo do balanço é constituído por duas colunas: a da esquerda é chamada de Ativo e a da direita, Passivo e Patrimônio Líquido.
3. Colunas Comparativas
A Lei das Sociedades Por Ações – Lei nº 11.638/07 - dispõe que as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior – constarão dados do exercício