Balanço patrimonial
Balanço Patrimonial é uma visão da condição financeira de uma empresa em um momento específico no tempo, geralmente no final de um período contábil. Um balanço inclui ativos, passivos, e os proprietários “ou patrimônio líquido. Ativos e passivos são divididos em obrigações de curto e longo prazo. Em um determinado momento, os ativos devem ser iguais as responsabilidades mais capital próprio. Um ativo é qualquer coisa que a empresa possua e que tenha valor monetário. Passivos são as reivindicações dos credores contra os ativos da empresa.
O balanço patrimonial ajuda o empresário a ter uma ideia sobre a capacidade financeira de sua empresa. Também podem identificar e analisar tendências, particularmente na área de contas a receber e a pagar. O balanço, juntamente com as declarações de renda, são os elementos mais básicos na prestação de informações financeiras para potenciais financiadores, como bancos, investidores e fornecedores que estão considerando quanto de crédito podem conceder à empresa.
As três seções principais de um balanço são os ativos, passivos e patrimônio líquido. Ativos e passivos são subdivididos em correntes (curto prazo) e não corrente (longo prazo) e pode ter vários componentes dentro de cada subdivisão, tais como dinheiro no banco, inventário, os bens, contas a pagar, empréstimos bancários, ou de negócios. Os itens individuais serão diferentes dependendo da natureza do negócio e da indústria.
Ele é chamado de balanço, pois os ativos menos passivos (patrimônio líquido) deve ser igual a equidade do proprietário (que deve equilibrar),
Sendo ele a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
De acordo com o § 1º do