Balanço patrimonial
A legislação brasileira estabelece três grupos de contas para o ativo e praticamente três grupos de contas para o passivo e patrimônio líquido:
ATIVO Circulante Realizável a Longo Prazo Permanente
PASSIVO E PL Circulante Exigível a Longo Prazo Patrimônio Líquido
Conceito de Curto e Longo Prazo
•Para a contabilidade curto prazo significa um período de até um ano (365 dias). •Longo prazo identifica um período superior a um ano. Ex: Um financiamento de um banco com resgate de dívida após 5 anos.
31/12/X0 31/12/X1
X1 Curto Prazo
Término do Exercício social
X2 Longo Prazo
Admitindo que uma empresa tenha encerrado seu exercício social em 31/12/X0. Nesse momento, todas as contas a receber ou a pagar em x1, são classificadas como CP e todas as contas AR ou AP a partir de X2 são classificadas como LP
Conceito de Curto e Longo Prazo
•Existem casos de empresas onde o ciclo operacional seja maior que um ano. Ex: Fábrica de Navios. Neste caso o conceito de curto prazo passa a valer pelo ciclo operacional
31/12/X0 31/12/X1
X1 Curto Prazo
X2 Longo Prazo
X3
Curto Prazo
Longo Prazo
ATIVO
ATIVO
CIRCULANTE REALIZÁVEL A LONGO PRAZO PERMANENTE (FIXO)
INVESTIMENTOS
IMOBILIZADO
DIFERIDO
ATIVO
•ATIVO CIRCULANTE – Neste grupo são classificados: dinheiro disponível (caixa e Bancos) em poder da empresa e também todos os valores que serão “transformados” em dinheiro a curto prazo. (duplicatas a receber, estoques). •ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO − Compreende os itens qye serão realizados (“transformados”) em dinheiro a longo prazo •ATIVO PERMANENTE (ATIVO FIXO) − Compreende itens que dificilmente se transformarão em dinheiro, pois não se destinam a venda, mas são utilizados como meios de produção.
ATIVO PERMANENTE
•INVESTIMENTOS − Aplicações que não estão ligadas a atividade da empresa. Ex.: compra de ações de outras empresas, obras de arte, terrenos para futura expansão, aluguel de prédio.