Balanço Patrimonial e Gerencial
CURITIBA – 2013
INTRODUÇÃO
Todo empresário, quando abre o seu negócio, pretende que o mesmo gere resultados que compensem o investimento realizado. Deseja também apurar todos os seus gastos para que assim possa analisá-los pontualmente e, caso necessário, tomar medidas corretivas pontuais e imediatas procurando reverter os possíveis efeitos nefastos de um controle mal feito e de gastos desnecessários
Nesse processo de análise é muito importante que, ao final de cada mês elabore o seu BALANÇO PATRIMONIAL GERENCIAL e faça as suas análises gerenciais da situação econômico-financeira de sua empresa em determinado momento desejado.
A seguir detalhamos, passo a passo, todas as etapas que compõem a Planilha.
O que é Balanço?
O Balanço Patrimonial Gerencial mostra a posição numa determinada data, como se fosse uma fotografia. Está dividido em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
O que é Ativo?
É a parte do Balanço que demonstra onde foram aplicados os recursos da empresa. O Ativo está representado pelos bens e direitos. Inclui, por exemplo, o dinheiro em caixa e em bancos, estoques de mercadorias, equipamentos, imóveis, duplicatas a receber, entre outros.
O que é Passivo?
São recursos de terceiros colocados na empresa através de obrigações ou dívidas. É tudo aquilo que ela deve na data do balanço.
O que é Patrimônio Líquido?
É a outra parte dos recursos da empresa chamados de próprios, porque pertencem verdadeiramente aos donos. É a diferença entre o Ativo e o Passivo. Uma empresa pode ter muitos bens, mas se ela tiver muitas dívidas também, o patrimônio dos donos poderá ser nulo ou até negativo.
Qual a diferença entre custo e despesa? ,
O custo é um gasto que geralmente agrega valor a um bem ou serviço. A despesa é um gasto que se consome sem estar diretamente relacionado com o