Balanço Natura
Fórmulas:
CGL = AC - PC
Liq. Corrente = AC ÷ PC
Liq. Seca = (AC - Estoque) ÷ PC
Liq. Imediata = Disponibilidades ÷ PC
Liq. Geral = (AC + ARLP) ÷ (PC+PNC)
Liquidez Corrente:
Segundo Iudícibus (2007, p. 91): Este quociente relaciona quantos reais dispomos, imediatamente, disponíveis e conversíveis em curto prazo em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo. É um índice muito divulgado e frequentemente considerado como o melhor indicador da situação de liquidez da empresa. É preciso considerar que no numerador (AC) estão incluídos itens tão diversos como: disponibilidade, valores a receber a curto prazo, estoques e certas despesas pagas antecipadamente. No denominador (PC), estão incluías as dívidas e obrigações vencíveis a curto prazo. Com tal afirmação, pode-se concluir que a liquidez corrente relaciona quanto que a empresa tem disponível e quanto que ela pode converter para pagar suas dívidas a curto prazo.
Conclusão: Podemos observar que o índice de Liquidez Corrente da Natura é bom, pois podemos observar que seu Ativo Circulante consegue cobrir e superar suas obrigações de curto prazo em 1,22 vezes.
Liquidez Seca:
Este quociente relaciona o disponível em determinado momento com o passivo corrente. Com afirmação de Assaf Neto (2007, p. 190): Revela a porcentagem das dívidas a curto prazo (circulante) em condições se serem liquidadas imediatamente. Esse quociente é normalmente baixo pelo pouco interesse das empresas em manter recursos monetários em caixa, ativo operacionalmente de reduzida rentabilidade.