13 02 Natura Balanco 1
DE ADmINISTRAçãO
mENSAGEm DOS FUNDADORES
Compromisso com o essencial
“O crescimento da igualdade exige mais que o crescimento econômico, apesar de implicá-lo.
Ele exige, primeiramente, uma
‘visão transcendental da pessoa’...
Tenho certeza de que, a partir dessa abertura à transcendência, é possível formar uma nova mentalidade política e de negócios, que seja capaz de guiar todas as atividades econômicas e financeiras de acordo com uma abordagem ética e verdadeiramente humana. Peço que garantam que a humanidade seja servida pela riqueza, e não governada por ela.”
Trecho da mensagem do Papa Francisco ao
Fórum Econômico Mundial, 17 de janeiro de 2014.
No Brasil e no mundo, vivemos tempos de inquietude por mudanças. Em meio à carência de lideranças globais que ofereçam alternativas diante das incertezas de nossa sociedade, a palavra e a presença do Papa Francisco são emblemáticas. Independentemente de credo, o primeiro pontífice latino-americano conquistou rapidamente a atenção global pela força de sua postura individual, pautada na simplicidade, na defesa da essencialidade e na busca do bem comum. É significativo constatar que, neste momento histórico, tenha partido de um líder espiritual a mensagem aos governantes das principais economias de que nossa civilização segue enredada em um modelo de produção insensível às questões fundamentais que nos chamam à responsabilidade.
A força inesperada e transformadora do Papa
Francisco traz à memória a famosa frase atribuída ao pensador francês André Malraux:
“O século XXI será espiritual ou ele não será”.
Independentemente das interpretações que a religiosidade ou a espiritualidade possam inspirar, parece claro que uma visão transcendente da pessoa tem fundamentalmente a ver com o resgate de princípios éticos. Uma necessária postura que orienta com as luzes do altruísmo todas as ações individuais, sociais, empresariais e governamentais. E certamente revigora a esperança e a busca efetiva de uma nova forma,