BalancoPatrimonial Alunos Internacional
Dentre as diversas demonstrações contábeis, o balanço é a mais importante. É através dele que podemos verificar a situação patrimonial-financeira de uma entidade em um determinado momento. Ou seja, o Balanço é uma situação estática em um determinado momento.
Balanço Patrimonial
A definição de Balanço segundo a Lei 6404/76 art. 178, é a seguinte:
Art. 178 – “No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”.
§ 1° - No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de liquide os elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
a) ativo circulante;
b) ativo não circulante
grau de liquidez = grau de liquidez significa a capacidade de se converter em dinheiro no menor tempo possível.
§ 2° - No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
a) passivo circulante;
b) passivo não circulante;
d) patrimônio líquido,.
Embora as empresas possam elaborar demonstrações contábeis a qualquer momento, existe a obrigatoriedade legal para que estas demonstrações sejam elaboradas quando do encerramento do exercício social e do período base de incidência do imposto de renda.
O exercício social é o período anual de apuração de resultados, podendo terminar em qualquer dia do ano calendário.
Já o período base de incidência do IR coincide com o ano calendário, ou seja, é o período de doze meses consecutivos contados de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
Sendo o exercício social coincidente com o ano calendário, as demonstrações contábeis elaboradas em 31 de dezembro atendem as exigências da legislação comercial quanto ao encerramento do exercício social, e a legislação tributária em relação ao encerramento do período base de incidência do ir. Se a data de encerramento do exercício social for diferente de 31 de dezembro, a empresa terá que elaborar dois conjuntos de demonstrações contábeis.