balanceamento quimica
Objetivo:
Com essa atividade prática, o objetivo foi visualizar as reações que ocorriam em três procedimentos distintos e realizar o balanceamento das equações químicas formadas em cada um deles.
Procedimento experimental:
Reagentes:
Palha de aço (Fe);
Solução de sulfato de cobre;
Iodeto de potássio (KI);
Solução de nitrato de chumbo (Pb(NO₃)₂);
Dicromato de amônio.
Material:
Placa de Petri;
Bécher;
Pipeta Pasteur;
Tubo de ensaio;
Balança.
Marcha:
1ª experiência:
Colocar um pedaço da palha de aço (Fe) em uma placa de Petri e adicionar 30 ml de solução de sulfato de cobre com a ajuda de um bécher.
2ª experiência:
Adicionar em um tubo de ensaio, com a ajuda de uma pipeta Pasteur, cerca de 10 ml de iodeto de potássio (KI) e 10 ml de solução de nitrato de chumbo.
3ª experiência:
Colocar um pedaço de palha de aço (Fe) em uma placa de Petri e pesar. Calcinar o ferro e pesar novamente. Calcular a massa de oxigênio que foi absorvida na reação.
4ª experiência:
Calcinar o dicromato de amônio e observar a reação.
Resultados:
1ª experiência:
Ao ser colocado na solução de sulfato de cobre, o pedaço de palha de aço reagiu enferrujando. Foi obtida, então, uma equação já balanceada, ligação iônica e classificada como uma simples troca:
Fe + Cu(SO₄) > FeSO₄ + Cu
2ª experiência:
Ao serem misturadas, as duas soluções reagiram mudando de cor (as soluções transparentes tornaram-se amarelas) e formando um precipitado no fundo do recipiente. Foi obtida, então, a equação seguinte, uma ligação iônica e classificada como dupla troca:
Kl + Pb(NO₃)₂ >Pbl + KNO₃
Balanceada:
Kl + Pb(NO₃)₂ >Pbl₂ + 2KNO₃
3ª experiência:
Ao pesar a placa de Petri com um pedaço de palha de aço, o peso foi registrado. Após a calcinação do ferro, o peso aumentou. Isso ocorreu pois, ao calcinar, o ferro absorveu moléculas de oxigênio que estavam no ar, fazendo assim o peso aumentar. Foi