Balan O Energ Tico Nacional
Paulo Vitor Fernandes Souza
Depto. Engenharia Elétrica, Eng 1170
PUC-GO
Goiânia,Brasil paulovitor_77@hotmail.com I. INTRODUÇÃO
II. O balanço energético nacional é o mais tradicional documento sobre o setor energético brasileiro. Divulga dados estatísticos sobre a contabilização relativa à oferta e ao consumo de energia no país, considerando as atividades de extração de recursos energéticos primários, sua conversão para secundários, importação e exportação, distribuição e uso final da energia.
III. DESENVOLVIMENTO
IV. De acordo com o BEN o total de energia demandada no país atingiu 296,2 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (Mtep), o que representou um aumento de cerca de 4,5% em relação a 2012 (283,6 Mtep), sobe o crescimento do PIB nacional de 2,3%. Devido as condições hidrológicas o ano de 2013 teve uma queda de 5,4% na oferta de energia das hidroelétricas. Outro aspecto que chama a atenção é o crescimento da participação de energia eólica no país que subiu 30,2% da capacidade que se encontra, com potência de 2.202 MW no ano passado.
V. Com a redução da oferta interna de hidroeletricidade, as termoelétricas tiveram uma maior produção em cerca de 80% por conta de seus derivados gás natural,urânio, petróleo e derivados. A produção e o consumo do etanol subiram respectivamente 17,6% e 19,9% em relação a 2012, isso ocorreu devido ao aumento de 20% para 25% do álcool na gasolina,a mesma registrou queda de 0,2% e o etanol subiu.
VI. Em 2013, o total de emissões antrópicas associadas a matriz energética no país atingiu 459 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente,sendo a maior parte gerada no setor de transporte. A economia brasileira segue em média 1,25 vezes menos intensa em carbono do que a européia, 2 vezes menos do que a americana e 4 vezes menos que a chinesa. Apesar do aumento da geração térmica, o setor elétrico do país emitiu cerca de 115 kg CO2 para