Badminton
Grupo: Vagner Savi, Nicoli Arantes Westrupp
Educação Fisíca Professora: Ediane Gambá
Badminton Nas Olímpiadas
A primeira vez em que o badminton figurou numa olimpíada, foi nos Jogos Olímpicos de 1974, em Munique, como um esporte de demonstração. Em Seul, 1988, o badminton foi jogado como esporte de exibição.
O Comitê Olímpico reconheceu a magnitude do esporte, e promoveu o badminton, que a partir dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, passou a valer medalhas. A popularidade do esporte foi provada nesta ocasião, quando mais ou menos 1,1 bilhões de pessoas assistiram aos oito dias de competição na televisão.
Como era de se esperar, os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em jogo. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria masculina simples, de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina duplas. A Malásia levou o bronze na categoria masculina duplas. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições.
Na Olimpíada, o badminton dá cinco medalhas de ouro: individual e duplas (masculina e feminina) e duplas mistas. Pela primeira vez, as competições não serão eliminatórias diretas. A primeira fase em todas as categorias será dividida em grupos de quatro equipes, com os dois primeiros passando para a fase de mata-mata.
Pouco popular no Brasil, o esporte é dominado por orientais. China e Indonésia dominam o ranking individual da BWF (Federação Internacional de Badminton). O melhor brasileiro na lista é Daniel Paiola, que ocupa a 88ª colocação.
Nas olimpíadas de 2012, a China conquistou ouro e prata no badminton feminino. A chinesa Li Xuerui conquistou, neste sábado, o ouro no badminton feminino dos Jogos Olímpicos de Londres ao derrotar na final a campeã mundial e também chinesa Wang Yihan por 21/15, 21/23 e 21/17, em disputa realizada na Arena Wembley.