Bactérias
Introdução
Motivada pelo docente da disciplina de Microbiologia, resolvi abordar o domínio das bactérias.
No decorrer deste trabalho serão abordadas características, formas de reprodução, morfologia e estrutura entre muitas outras curiosidades sobre as bactérias.
Segundo a divisão filogenética de Darwin existe três reinos, do qual apenas um pertence as bactérias
Os métodos de investigação foram investigação bibliográfica.
Este trabalho é realizado no âmbito da disciplina de Microbiologia para fins de avaliação e de promoção de autoformação.
O que são bactérias?
As bactérias são seres unicelulares, microscópicos, que se produzem por divisão binária. São células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrómetros linearmente. Na maioria das espécies, a protecção da célula é feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmática que delimita um único compartimento contendo DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas.
Através da microscopia electrónica, o interior celular aparece com uma matriz de textura variada, sem, no entanto, conter estruturas internas organizadas.
As bactérias são pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária.
Quando o alimento é farto, "a sobrevivência dos mais capazes" em geral significa a sobrevivência daqueles que se dividem mais rapidamente. Em condições adequadas, uma simples célula procariótica pode dividir-se a cada 20 minutos, dando origem a 5 bilhões de células em pouco menos de 11 horas.
Na natureza, as bactérias vivem em uma enorme variedade de nichos ecológicos e mostram uma riqueza correspondente na sua composição bioquímica básica. Dois grupos de bactérias distantemente relacionados são reconhecidos:
- As eubactérias, que são os tipos comuns encontrados na água, solo e organismos vivos maiores.
- A arqueobactérias, que são encontradas em ambientes