Bactérias
As bactérias são seres procariontes, isto é, não apresentam envoltório nuclear que delimita o DNA dentro de uma estrutura denominada núcleo. De acordo com a classificação de Robert Whittake em 1969, as bactérias, assim como as cianobactérias (algas azuis) estão incluídas no Reino Monera. Em 2003, Thomas Cavalier-Smith propôs uma nova classificação reconhecendo dois domínios, o domínio Prokaryota, que engloba os reinos Archaea e Bacteria, e o domínio Eukaryota, que envolve tanto os seres unicelulares como pluricelulares.
Assim como qualquer ser vivo, as bactérias possuem papel fundamental no ambiente, na fixação do nitrogênio, fermentação (produção de queijos, iogurtes, etc.), indústria farmacêutica (produção de antibióticos e vitaminas), dentre outros. Nem todas as bactérias são benéficas ao homem. Há uma série de bactérias patogênicas, como exemplo, algumas destas patologia: tuberculose, hanseníase, difteria, coqueluche, pneumonia, meningite meningocócica, tétano, leptospirose, cólera, gonorréia, sífilis, botulismo, febre tifóide, dentre outras.
MORFOLOGIA
As células bacterianas são caracterizadas morfologicamente pelo seu tamanho, forma, arranjo e estruturas que apresentam.
-Tamanho
Elas são sempre de diâmetro microscópicas que vão desde 0,3 mm ate 10 por 25 mm.
-Forma
De acordo com a morfologia, as bactérias podem ser classificadas como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococo e, em cachos, um estafilococo. Os bacilos e espirilos se apresentam em geral como células isoladas porem, ocasionalmente, pode-se observar bacilos aos pares ou em cadeias.
Cocos: células esféricas;
Bacilos: células cilíndricas, em forma de bastonetes;
Espirilos: células espiriliadas.
Parede celular
A parede das bactérias pode ser formada primariamente por uma espessa camada de peptoglicano. As bactérias com esse tipo de parede são