bacterias
MORFOLOGIA- COCCOS,VIBRIOES,ESPIRILO,BASTONETES.
REPRODUCAO- ASSEXUADA POR SIMPLES DIVISAO DA CELULA E SEXUADA POR TROCA DE MATERIAL GENETICO.
RESPIRACAO- AEROBICAS NECESSITAM DE OXIGENIO DO AR E ANAEROBICAS NÃO DEPENDEM DE OXIGENIO PARA CONSEGUIR ENERGIA REALIZAM FERMENTACAO.
NUTRICAO- HETEROTROFICAS ALIMENTAM DE SUBSTANCIAS ORGANICAS NO MEIO AMBIENTE E AUTOTROFICAS REALIZAM FOTOSSINTESE E FABRICAM SUAS SUBSTANCIAS ORGANICAS.
DOENCAS BACTERIANAS- MENINGITE, FEBRE TIFOIDE, TETANO, HANSENIASE E COLERA.
IMPORTANCIA- TRANSFORMAM SUBSTANCIAS ORGANICAS EM SUBSTANCIAS MINERAIS QUE SÃO UTILIZADAS PELAS PLANTAS.
SAPROFAGOS OU SAPROFITOS SÃO AQUELES QUE DECOMPOEM MATERIA ORGANICA DE SERES MORTOS.
VIRUS-SÃO AGENTES INFECCIOSOS ACELULARES QUE, FORA DAS CELULAS HOSPEDEIRAS SÃO INERTES, NÃO POSSUEM METALISMO PROPRIO MAS DENTRO DELAS SEU ACIDO NUCLEICO TORNA-SE ATIVO, PODENDO SE REPRODUZIR, TODOS OS ORGANISMOS VIVOS SÃO HOSPEDEIROS DOS VIRUS, SÃO FORMADOS DE CAPA PROTEICA (CAPSIDEO).
CAPSIDEO- ESTRUTURA PROTEICA QUE ENVOLVE O GENOMA, SÃO COMPOSTOS POR SUBNUIDADES DENOMINADAS CAPSOMETROS.A JUNCAO DO GENOMA COM CAPSIDEO E DENOMINADA NUCLEOCAPSIDEO.
VIRUS ENVELOPADOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM SEU CAPSIDEO RECOBERTO POR ENVELOPE, QUE CONSISTE EM UMA COMBINACAO DE LIPIDIOS E GLICOPROTEINAS.
OS VIRUS COMPOSTOS POR DNA SÃO CHAMADOS ADENOVIRUS E OS VIRUS COMPOSTOS POR RNA SÃO CHAMADOS RETROVIRUS.
MORFOLOGIA- ICOSAEDRICOS, HELICOIDAIS E COMPLEXOS.
POSSUEM MITOCONDRIAS E RIBOSSOMOS ESSENCIAIS E TIPICAS DE SEU METABOLISMO E REPRODUCAO, COMANDA A PRODUCAO DE PROTEINAS.
REPRODUCAO- CICLO LISOGENICO - O DNA do vírus incorpora no DNA da bactéria mas não interfere no metabolismo da bactéria, que continua reproduzindo normalmente, transmitindo o DNA viral às bactérias desscendentes.
CICLO LITICO- O DNA viral passa a comandar o metabolismo bacteriano e a fazer várias cópias que se transcrevem em RNAm virais.