Torção Gástrica em Cães
DEFINIÇÕES:
Dilatação se refere á condição na qual um órgão ou estrutura fica estirado além de suas dimensões normais; o termo dilatação também corresponde ao ato de estirar uma cavidade ou orifício.
O Termo dilatação simples se refere a um estômago ingurgitado com ar ou espuma, mas não mal posicionado.
Já a Dilatação-Vólvulo Gástrica (DVG) é um aumento de tamanho de estômago associado com rotação em seu eixo mesentérico. É uma enfermidade aguda, envolvendo risco de morte, sendo considerada emergência médica e cirúrgica. A detecção precoce, escolha da terapia adequada e estabilização do paciente são essenciais para recuperação bem sucedida.
SINÔNIMOS:
Torção Gástrica, Timpanismo, Dilatação-Vólvulo Gástrica
2
3
2. ANATOMIA E FISIOLOGIA
Quando ocorre a torção gástrica, o estômago sofre rotação no sentido horário, a rotação pode ser de 90 a 360 graus (geralmente 220º A 270º). O duodeno e o piloro movem-se ventralmente para esquerda e deslocam-se para ficarem entre o esôfago e o estômago; uma vez dilatado, os mecanismos de esvaziamento do estomago se tornam ineficientes, como o vômito por exemplo. A intensificação da fermentação, aprisionamento de gás e alimento em seu interior leva ao aumento da pressão interna (Figura 01). O baço geralmente está dobrado e deslocado para o lado direito cranial do abdome.
FIG. 01 – Desenho esquemático mostrando como se dá a torção gástrica.
Externamente, o abdômem se apresenta bem distendido, conforme FIG. 02
4
FIG. 02 - Cão em necropsia: observar o volume abdominal. Fonte: Claudia Clareto (Necrópsia FAC3)
5
FIG. 03 - Observar a circunferência abdominal. Fonte: Claudia Clareto (Necrópsia FAC3)
FIG. 04 – Necrópsia: observar a dilatação estomacal e o baço logo abaixo.
6
FIG. 05 – Exposição do estômago com torção gástrica. Notar, logo abaixo, o baço, bastante congesto. Fonte: Claudia Clareto (Necrópsia FAC3)
FIG. 06 – Observar vasos sanguíneos no estômago e, abaixo, baço congesto. Fonte: