Bacterias
a) A que você atribui o sucesso desse negócio? O sucesso do negócio atribuído ao empreendedor da China in Box, é porque que ele simplesmente acreditou verdadeiramente no propósito de seu plano que não estava escrito, mas sim pensado, com total coragem vendeu tudo relacionado ao seu investimento anterior para investir no empreendimento atual, procurou ajuda para preencher o seu ponto fraco, encarou seus medos, foi altamente visionário, ao decidir em que ramo investir, largou tudo para entrar firme nesse novo empreendimento, iniciou então seus propósitos, acreditou no seu potencial e então surgiu a empresa China in Box que hoje está espalhada por vários lugares do Brasil e em alguns lugares do mundo.
b) O Plano de negócio não teria utilidade para Robinson quando ele resolveu abrir a empresa? Robinson não efetuou nenhum plano de negócio, não conhecia o mercado, tão pouco seu potencial competidor, não teve um plano de Marketing, vendas e finanças, apenas procurou um local adequado onde se encontrava uma grande concentração de casas residenciais e pontos de comércio, pois assim teria clientes em qualquer horário do dia em qualquer dia da semana. Foi então que optou por abrir em 1992 a primeira loja na região de Moema, que possuía, ao seu modo de ver, todas estas características. Provando dessa forma que não houve a necessidade de elaboração de um plano de negócio, ele apenas foi empreendedor e inovador.
c) E, atualmente, você acha que Robinson tem e usa um plano de negócios ou a expansão da rede se dá de forma empírica? Um plano de negócios é qualquer plano que permita que um negócio tenha uma perspectiva do futuro, que distribua recursos, que se concentre nos pontos essenciais e que antecipe problemas e oportunidades. Na maior parte dos casos, os planos de negócios são realizados como um documento para a obtenção de recursos financeiros quando se pretende criar uma empresa. Na realidade, os planos de negócios são vitais para a