BACILOS
Os Bacilos são bactérias em forma de bastonetes, como toda bactéria são unicelulares e procariontes e geralmente reproduzem-se assexuadamente por cissiparidade, são encontradas isoladas e mais raramente em colônias. As bactérias podem ser esféricas (cocos), em forma de bastonete (bacilos), em forma de vírgulas (vibriões) ou de espiral/ helicoidal (espiroquetas). Os Bacilos são responsáveis por vários tipos de doenças e pode causar vários tipos de infecções, entre algumas delas e mais conhecidas temos a Escherichia coli, tétano, entre muitas outras.
Objetivo
Realizar os procedimentos em laboratório para a identificação (visualização) das bactérias de bacilos.
Desenvolvimento
No estudo das bactérias de bacilos foi realizada uma aula prática com o intuito de reconhecermos as bactérias no microscópio. Os bacilos podem ser Gram-positivos (aproximadamente de cor roxa) ou Gram-negativos (aproximadamente de cor vermelha), isto dependera da parede celular da bactéria. Se for estruturalmente simples a coloração será positiva, se for estruturalmente complexa a coloração será negativa.
Procedimentos
Na aula pratica em laboratório para o estudo dos bacilos, foram utilizados:
Lamínula
Lâmina
Microscópio
Vela
Violeta genciana
Álcool
Alça de platina
Óleo de imersão
Ao começar os procedimentos removemos onde estava contida a colônia de bactérias de forma delicada e superficialmente com a alça de platina uma amostra de bactérias, onde foi feito o esfregaço destas na lamina, em seguida passamos a lamina pela chama da vela até secar e fixar o esfregaço pelo calor. Após realizadas esses procedimentos começou a realizar a coloração cobrindo a lâmina com violeta de genciana por 1 minuto, lavando-se depois a lâmina em água corrente, em seguida secou-se as lâmina e levamos ao microscópio óptico no aumento de 100x com o uso de óleo de imersão.
Resultados e discussões
Ao analisarmos a lâmina com a amostra de bactérias