BACIA HIDROGR FICA DO RIO IVINHEMA
316 palavras
2 páginas
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IVINHEMA/MSO Rio Ivinhema se reveste de importância para a Conservação porque faz parte de um Corredor Ecológico que interliga o Pantanal e a Serra da Bodoquena com o Rio Paraná.
A UPG Ivinhema, com área de 46.085 km². Abrange 25 municípios, inclui as sedes de Ivinhema, Taquarussu, Novo Horizonte do Sul, Nova Andradina, Angélica, Bataiporã e Anaurilândia, além de partes dos muni- cípios de Deodápolis, Jateí, Ponta Porã, Dourados, Rio Brilhante, Sidrolândia, Vicentina, 13 totalmente inseridos (Angélica, Bataiporã, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Vicentina) e 12, parcialmente (Anaurilândia, Antônio João, Caarapó, Itaporã, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante e Sidrolândia).
A sub-bacia do Rio Ivinhema apresenta cinco formações geoló- gicas: Serra Geral, Caiuá, Santo Anastácio, aluviões atuais e Ponta Porã.A declividade geral é no sentido SE, o ponto mais alto sendo a nascente do Rio Dourados, a 618 m alt., e o mais baixo, na foz do Rio Ivinhema, junto ao Rio Paraná, a 234 m.
Rio Ivinhema - faz parte da Bacia do rio Paraná, com percurso no sentido NW-SE, ao longo do SE do Estado do Mato Grosso do Sul, na confluência com o Rio São Bento inclina-se para SE e após a embocadura do Rio Curupaí bifurca-se em dois canais, que vão desaguar na margem direita do Rio Paraná.
A precipitação média anual é de 1.400 a 1.700 mm, sendo novembro - janeiro o trimestre mais chuvoso e as menores precipitações ocorrem nos meses de inverno.
Coeficiente de compacidade:
Kc = 0,28 Kc = 0,28x Kc = 1,41
Como o coeficiente está entre 1,25 a 1,50, consideremos como uma bacia com tendência mediana a grandes enchentes.
Fator de Forma:
Kf = Kf = Kf = 0,67
Como o coeficiente está entre 0,75 e 0,50, consideremos com tendência medianas a