Avalia o estudo sociocultural 1
UA Estudos Socioculturais
Título :CHEGA DE RACISMO.
Autor: SIDNEI ANDRADE Cidade: FLORIANÓPOLIS
Relações Étnico-Raciais
Em um mundo globalizado em que a informação ganha cada vez mais espaços na sociedade, as práticas de organização, representação e acesso dessas informações ganham uma nova preocupação no que diz respeito aos assuntos voltados para as questões raciais que até então não se evidenciam na prática. Devido a esse fato, os pilares da sociedade da informaçãoconhecimento-aprendizagem e diante da explosão documental, tem se percebido a necessidade de priorizar a participação positiva de grupos que durante muito tempo são vistos como minorias, tomando posição quanto às práticas de organização e representação da informação frente às novas demandas informacionais e aos interesses de busca de cada indivíduo. A prioridade é de se efetivar o reconhecimento das bibliotecas enquanto lugares constituintes de memória, disseminando informações étnico-raciais capazes de construir imagens positivas exercendo seu papel de servir a comunidade de modo geral e respondendo na prática às demandas da diversidade cultural assumindo assim o compromisso de organizar, representar e disseminar a informação étnico-racial adequadamente.
Direitos Humanos
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Dirceu Dresch , fez uma visita institucional aos imigrantes haitianos e senegaleses que chegaram em Florianópolis no domingo, vindos do Acre. Os estrangeiros estão alojados no Ginásio Capoeirão, onde aguardam emissão de passagem e carteira de trabalho para se deslocarem ao interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em busca de oportunidades de trabalho.
“Um grande número de imigrantes tem se dirigido a Santa Catarina. Como Comissão de Direitos Humanos, precisamos acompanhar esse movimento de perto”, disse o deputado Dirceu Dresch. Na opinião dele, os imigrantes escolheram o Brasil como oportunidade e