Bacharel
ESTÁCIO DE SÁ
SÔNIA CRISTINA B. PIRES GÓES
Sistema de Cotas:
Inclusão Social ou Falência do Ensino Público Brasileiro
Petrópolis
Novembro 2011
SÔNIA CRISTINA B. PIRES GÓES
Sistema de Cotas:
Inclusão Social ou Falência do Ensino Público Brasileiro
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado `a Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em direito .
Orientadores - Prof ª. Heloísa Abad Prof. Jorge Pedro Nery
Petrópolis
Novembro 2011
RESUMO
Neste artigo é traçada uma análise do sistema de cotas , gênero das ações afirmativas que visam corrigir desigualdades sociais. E no caso específico do negro, através das pesquisas realizadas , como se encontra a situação deste em relação ao acesso do ensino superior na contemporaneidade , principalmente após a inclusão por parte de algumas universidades ao sistema de reserva de vagas . Se o sistema fere o princípio da isonomia , princípio este tão destacado para embasar fortes resistências da sociedade civil a tal sistema . Foi percorrido pontos relevantes da história da colonização brasileira e do quanto o negro contribuiu para o desenvolvimento deste país. E também foi elaborada uma rápida apresentação dos problemas educacionais do país e as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo para enfrentá-los.
PALAVRAS-CHAVE : Ensino Superior - Ações afirmativas – Desigualdade social – Raça – Ensino básico
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 04
2- Sistema de cotas e o princípio da igualdade ............................ 05 2.1- O início da colonização do Brasil .................................................... 05 2.2- A campanha abolicionista ................................................................... 08 2.3 – O