Bacharel
INTRODUÇÃO
As ferramentas de gestão que hoje estão ao nosso alcance – planejamento estratégico, construção de cenários, análise e revalidação permanente de metas e objetivos – tem a função de tornar a gestão cada vez mais transparente a colaboradores, parceiros e clientes. É a busca de renovação constante da confiança de todos os envolvidos, que faz com que as organizações sejam cada vez mais sólidas e confiáveis.
No futuro, que já bate à nossa porta, só haverá lugar para organizações dinâmicas, inovadoras, que se antecipem às mudanças. Mas que mantenham um eixo fixo, baseado na ética, na confiança. Esta é a era da gestão em que liderança, governança, transparência, qualidade, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, equidade e parceria são as bases da moderna administração.
De acordo com Mintzberg (2010), está na hora de reconhecer que a gestão não é uma ciência nem uma profissão: é uma prática, aprendida principalmente com a experiência e enraizada no contexto.
Muita habilidade prática, um toque de arte e um pouco de ciência e teremos a gestão como prática de fazer com que as coisas certas se realizem através de outras pessoas. O bom gestor ajuda as pessoas sob seu comando a realizarem o seu potencial e agirem melhor, no interesse da organização e delas próprias.
Não perdendo de vista o fato de que planejamento e a gestão são processos de aprendizagem organizacional, que demandam tempo para amadurecer e devem ser previstos em ciclos de melhoria contínua com mecanismos de avaliação que permitam a identificação e o tratamento de pontos a serem revistos e aperfeiçoados.
1 GESTÃO ESTRATÉGICA
A Gestão Estratégica é uma técnica que tem como base estruturante a Administração