Bacharel
Ensinar Matemática é um desafio. Ainda mais em tempos de internet, conversão de tecnologias e afins.
Que a Matemática está presente de maneira maciça no cotidiano de todos os indivíduos, já se sabe. O dilema maior é como ensinar essa disciplina tão desafiadora e tão fascinante, ao mesmo tempo.
Em tempos de convergência digital e da alta exposição das pessoas a tecnologia, a melhor forma de ensinar é utilizando métodos lúdicos como a informática e jogos. A ludicidade ajuda muito na compreensão dos assuntos e faz com que o aluno se aproxime mais das temáticas abordadas em sala, já que ele fará ligação entre o que estuda e o que vivencia.
A informática, por exemplo, tem ajudado no ensino de vários conteúdos matemáticos devido à praticidade da visualização. Não é mais tão abstrato entender temas como vetores e geometria analítica com softwares e programas computacionais a disposição dos estudiosos. Esse tipo de programa faz com que o aluno compreenda melhor e veja graficamente como funcionam os teoremas, leis, axiomas e afins.
Já, os jogos, auxiliam na fixação dos assuntos que a matemática abrange. Vários são os estudos quê envolvem essa temática e desenvolvem jogos para aplicação na escola básica, no entanto, dificilmente são usados, sobretudo na escola publica.
Aliados ao método tradicional, essas técnicas auxiliam o trabalho do docente, fazendo com que o aluno assimile melhor o que é passado em sala. Não se pode abandonar a pratica da aula expositiva, mas precisa-se acoplar alguns novos métodos para transformar o aprendizado em algo mais prazeroso.
De maneira geral, as maneiras de ensinar são muitas. Compete ao profissional estudá-las e analisar quais são as mais adequadas para o seu