bacharel
EN 2712 – Sensores e Transdutores
Pedro Minoru Sakaguchi RA:11160209
João Marcelo Lima Rodrigues RA:11131809
Marcus Luan Ramaldes Martins RA:11063409
Prof. Michel Dantas
Santo André, 29 de outubro de 2014
Parte 3: Questões
a) A partir dos dados experimentais da Tabela 1, construa um gráfico VxT, colocando os valores de tensão obtidos tanto para subida como para descida de T no mesmo eixo;
Gráfico 1 – Tensão x Temperatura
b) Repita o item (a), mas agora utilizando os dados da Tabela 2;
Gráfico 2 – Tensão x Temperatura
c) Houve diferença observável nos gráficos entre as situações de subida e descida de T? Se sim, quais as prováveis causas? Qual ou quais características de sensoriamento podem estar relacionadas com as diferenças das curvas obtidas?
Sim, foi possível constatar que as tensões aferidas para valores de temperatura durante os ensaios de aquecimento foram menores que as obtidas durante o resfriamento, para ambos os casos. A provável causa pela qual o sensor apresentou esta variação deve-se ao fato do NTC quando submetido a um aumento de temperatura sofre um aumento de elétrons livres na banda de condução, diminuindo a resistividade, logo conforme a temperatura é reduzida os elétrons que estavam livres retornam, elevando a resistividade do sensor, como se constatou um nível mais elevado de tensão durante o resfriamento pode-se relacionar que o sensor demandou mais energia para mudar de estado durante seu aquecimento, enquanto durante o resfriamento houve uma sobra de energia.
A principal característica do sensoriamento relacionada a diferença entre as curvas é a histerese, pois obteve-se curvas diferentes para um mesmo estímulo aplicado em direções opostas.
d) A partir dos gráficos, determine a sensibilidade dos dois sistemas de medição experimentados (faça uma aproximação linear das curvas). Discuta sobre as diferenças observadas