São Boaventura
Allan de Lima Nascimento**
RESUMO: São Boaventura é sem duvida um dos maiores teólogos do seu tempo, ao lado de Santo Tomás de Aquino. Representa a Escola Franciscana e apresenta um belíssimo itinerário para Deus, e por assim dizer, para a espiritualidade de todos os tempos. Sua vida e seus escritos nos mostram seu profundo desejo de seguir a Cristo: Caminho, Verdade e Vida. O caminho para ele é muito mais que coisas a se fazer mas jeito de ser que agrade a Deus e conduza o individuo á perfeição. Com diversos elementos presentes nesse caminho como: oração, pobreza, humildade e obediência pode chegar mais facilmente até o seu Criador.
PALAVRAS-CHAVE: Teologia. São Boaventura. Caminho
1 VIDA E OBRA DE SÃO BAOVENTURA
São Boaventura (Giovanni Fidanza), nasceu em Bagnoregio, em 1217 ou 1221 e faleceu em 1274. Quando jovem, foi a Paris onde estudou artes e tornou-se mestre no ano de 1242. No ano seguinte ingressou na ordem franciscana.
O desejo de ser franciscano provavelmente veio do favor que recebeu do santo fundador Francisco de Assis, como ele mesmo relata:
Eu mesmo, que redigi o que se acaba de ler, fiz tal experiência, e fui agraciado por sua intercessão. Ainda bem menino, estava eu muito doente. Minha Mãe fez uma promessa a nosso bem-aventurado Pai Francisco e bastou isso para me livrar da morte e me tornar novamente são, forte e disposto para viver.
Boaventura estuda teologia sob o magistério de Alexandre de Hales, doutor irrefragabilis, que foi o primeiro franciscano a ensinar na Universidade de Paris. Em 1254, depois de receber o titulo de mestre em teologia, comenta as "Sentenças de Pedro Lombardo".
Em 1255, Boaventura, Tomás de Aquino e outros membros das ordens mendicantes foram proibidos de lecionar em Paris, retornando somente em 1257, quando o Papa Alexandre IV, ficou do lado dos mendicantes contra os seculares. Ele, porém lecionou por pouco tempo, pois, foi eleito ministro geral da ordem franciscana.