Bacharel
O IDOSO
UNG - Psicologia
Exclusão Social
O termo exclusão social foi consolidado a partir de 1980 para expressar a inadaptação social, utilizado principalmente com indivíduos fora do mercado de trabalho: pessoas idosas, delinquentes, fugitivos, prostitutas, marginais.
Atualmente a questão social não é mais representada exclusivamente por grupos marginais, incapazes ou inaptos para o progresso, mas como um risco para grupos da população perfeitamente adaptados à sociedade moderna, vitimados, porém, pela conjuntura econômica e pela crise do emprego.
UNG - Psicologia
Tipos de Exclusão Social
Desqualificação Social
Indivíduos que não participam mais plenamente da sociedade: os frágeis, os assistido e os marginais.
UNG - Psicologia
Tipos de Exclusão Social
Desinserção Social
Processo decorrente do desemprego, da pobreza, da estigmatização social, do isolamento, da ruptura, da ausência de redes de suporte etc., que atinge a todas as classes, não somente as desfavorecidas.
UNG - Psicologia
Tipos de Exclusão Social
Desfiliação
Ruptura da coesão social produzidas pela desestabilização dos mecanismos de regulação que atinge um número considerável de pessoas particularmente frágeis.
UNG - Psicologia
Tipos de Exclusão Social
Apartação Social
Desigualdade ocorrida dentro da integração social
UNG - Psicologia
O IDOSO
Não há teoria amplamente aceita em relação ao envelhecimento, mas para a ciência as únicas explicações são o envelhecimento biologicamente programado e as condições ambientais destrutivas.
UNG - Psicologia
Dados sobre Envelhecimento no
Brasil
Segundo os dados do IBGE, pessoas com mais de 60 anos somam 23,5 milhões dos brasileiros, o dobro do registrado em 1991, que contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Na ultima pesquisa feita entre 2009 e 2011 fizeram uma comparação onde o grupo de idosos aumentou 7,6%, ou seja, mais 1,8 milhão de pessoas. Há