Bacharel
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA
FICHAMENTO DO LIVRO “A SOCIOLOGIA CLASSICA” DE CRISTINA COSTA
Montes Claros - MG
1-Comte
O positivismo foi à primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológica, foi à pioneira em definir o objeto de pesquisa, conceitos e métodos de investigação. O positivismo também definiu a especificidade do estudo científico da sociedade. Seu primeiro representante foi o francês Augusto Comte.
O positivismo se derivou do “cientificismo”, ou seja, da crença da razão humana e seu poder exclusivo e absoluto em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. Esse conhecimento pretendia substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais até então o homem explicava a realidade.
O positivismo reconhecia que os principais reguladores do mundo físico e do mundo social deferiam quanto á sua essência: os primeiros diziam respeito aos acontecimentos exteriores aos homens; os outros, a questões humanas.
A tentativa de derivar as ciências sociais das ciências físicas é patente nas obras dos primeiros estudiosos da realidade social.
Essa filosofia social positivista se inspirava no método de investigação das ciências da natureza.
A própria sociedade foi concebida como um organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionavam harmonicamente, segundo um modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organismo.
Primeiro princípio teórico dessa escola a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos á luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar á mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados.
1.1 O darwinismo Social
A expansão da Revolução Industrial pela Europa, que trouxe a destruição da velha ordem