Bacharel
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA I
Aluno: Jose Edinardo Rodrigues Maia.
Trabalho apresentado à disciplina de Matemática Financeira da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professora Helenara Regina Sampaio
Definições de matemática financeira.
1) em que situações, a matemática financeira pode auxiliar o administrador em suas atividades diárias? dê alguns exemplos: A matemática financeira aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. Seus primórdios surgiram no início dos regimes econômicos, do crédito e do sistema financeiro. A Matemática Financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à analise de dados financeiros em geral. Entre os principais conceitos está cálculo do montante, taxas, juros, capitalização, equivalência de capitais e descontos. 2) como podemos definir regime de juros simples? Juros simples é aquele juros que se da de tal forma que o juros se é cobrado sempre do valor inicial e não do valor do montante como no juros compostos.
3) descreva como era realizada as transações financeiras nos primeiros registros históricos?
o primeiro tipo de troca comercial foi o escambo, fórmula segundo a qual se trocam diretamente (e, portanto sem a intervenção de uma "moeda" no sentido moderno da palavra) gêneros e mercadorias correspondentes a matérias primas ou a objetos de grande necessidade.
Neste período houve a elaboração de um processo rudimentar de contagem: ranhuras em ossos, marcas em galhos, desenhos em cavernas e pedras. Havia também a utilização do ábaco calculadora artesanal muito utilizada. 4) nos conceitos aqui apresentados, exemplifique as operações de juros simples e composto. 4.1) juros simples Capital = r$ 5.000,00 tx.