Bacharel
Alunas: Patrícia Mota Ana Paula Daiane Luciene
Profª: Caroline Brandão
Disciplina: Saúde Coletiva I
Itabuna, 14 de Maio de 2014
DST
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.
Candidíase
Candidíase vaginal é uma infecção genital muito comum entre as mulheres e, na maioria das vezes, representa um aumento da proliferação da Cândida sp, que faz parte da flora normal da região íntima da mulher. Certas situações fazem com que ele aumente muito em quantidade, causando a candidíase. Algumas mulheres têm constantemente a infecção antes da menstruação, gerando bastante incômodo. Boa parte das mulheres podem ser infectadas, pelo menos, uma vez na vida.
Sintomas
Os sintomas, normalmente, aparecem quando a imunidade do organismo encontra-se diminuída. Dentre os sintomas mais comuns, pode-se destacar:
Corrimento de cor branca, tipo leite coalhado
Coceira intensa e sensação de ardência na vulva
Ardência durante as relações
Irritação dos órgãos genitais
Inflamação vulvar com vermelhidão
Quando a mulher tem candidíase, pode transmitir ao homem durante as relações. Geralmente, os homens não desenvolvem os sintomas, mas podem transmitir a doença para outras mulheres.
Causas
As causas ou fatores que predispõem a sua ocorrência são as seguintes:
Recente uso de antibióticos e corticoides
Uso de