bacharel
Processo celular de produção de substâncias orgânicas através da luz (fótons).
A clorofila absorve mais as regiões azuis e vermelhas do espectro.
A clorofila a difere da clorofila b por apresentar na posição 3 do grupo tetrapirrólico o radical -CH3 (metila) no lugar do -CHO (aldeído)
Clorofila a = CH3 (metila), clorofila b = CHO (aldeído).
A energia da luz fica armazenada nas moléculas de glicídios produzidas, na forma de energia potencial química.
O resultado da fotossíntese é açucares ou por vezes carboidratos e resta O2.
Equação geral:
CO2 + H2O + Fótons – (CH2O)6 + O2
12 H20 + 6 CO2 -----> C6H12O6 + 6 H20 + 6 O2
Realizado pelas plantas, pelas algas e por certas bactérias (cianobactérias e proclorofitas). Utiliza como reagentes CO2, H2O e gera como produtos GLICIDIOS e O2.
Praticamente todo O2 da atmosfera da Terra, que compõe cerca de 21% da atmosfera, provem da fotossíntese. De acordo com cientistas, a cada 2 mil anos, toda o gás atmosférico da Terra é renovado pelo processo.
A fotossíntese consiste em dezenas de reações químicas divididas em 2 etapas: a fase clara (fotoquímica) e a fase escura (puramente química).
A fase clara é composta da fotofosforilação e fotólise da água e a fase escura é constituída pelo ciclo das pentoses.
Fotofosforilação e produção de ATP – FASE CLARA
Consiste na produção de ATP utilizando energia da luz. Essa energia é captada pela clorofila das membranas internas do cloroplasto, formando o chamado complexos de antena.
Com a luz os elétrons da clorofila se excitam e adquirem alto nível de energia, saltando para fora da molécula e sendo capturados por substancias aceptoras que formam cadeias transportadoras de elétrons, semelhante a das mitocôndrias.
Nessa cadeia os elétrons são transferidos de uma substancia aceptora para outra, liberando parte da energia captada pela luz. O ultimo aceptor de elétrons é o NADP+ que se difere do NAD da mitocôndria pelo grupo fosfato.
A energia