Bacharel
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA
PROFESSOR: PATRICIA MERLO
NOME: ELTON JOHN ALVES
O LUTERANISMO NO CONTEXTO DA REFORMA PROTESTANTE
VITÓRIA 2014
O Luteranismo no contexto da Reforma Protestante
Elton John Alves1
Resumo
A Reforma Protestante e considerada por muitos como a renovação da Igreja Católica. Martin Lutero, através de suas ideias, longe da autoria papal foi responsável por originar diversas outras religiões. Esse movimento foi em suma provocado pela decadência e desagregação das ordens religiosas vigentes no século XVI, o comportamento ilícito dos clérigos e a venda de indulgências foram o combustível que inflamou os ânimos dos fiéis já descrentes, e proliferou facilmente as ideias Luteranas. As 95 teses fixadas na porta da Igreja do castelo de Wittenberg em 1517, promoveram profundas mudanças na vida da cristandade.
Contexto Histórico
DELUMEAU, diz-nos que a sociedade do século XVI e XVII passava por profundo lamurio coletivo, pois as desgraças que os afetavam (peste negra, as guerras e a constante ameaça turca entre outros) era resultado do pecado que havia se instalado.
O medo da morte cada vez mais presente, levava-os em uma incessante busca por redenção. Constata-se nesse período grande domínio da Igreja sobre a mentalidade desses homens, assim como a construção do imaginário de que a vida deveria ser considerada uma lastima, e a salvação era a possibilidade da legitima liberdade, essa que poderia ser alcançada através de artifícios matérias e terrenos como a compra de indulgências, que tinham o poder, sobretudo de leva-los até a morada eterna.
Entretanto haviam controvérsias que instauraram-se entre os fiéis, apesar de se apegarem as indulgencias, a adoração aos santos que era também promovidas através de confrarias requeriam